• dentistajafet

Afta: O que é? O que causa? Como tratar?


O que é?

As aftas são pequenas feridas que surgem na cavidade bucal, são consideradas lesões benignas, elas são uma das alterações orais mais freqüentes na população, mas que, em geral, não representam maiores riscos ou complicações além do desconforto para mastigar ou falar. As aftas se caracterizam por pequenos machucados arredondados e esbranquiçados, com as bordas ou contorno bem vermelho, e surgem geralmente na língua e nas paredes internas da boca.

O que causa?

Essa lesão pode ser iniciada por carências nutricionais, redução da imunidade, alterações gástricas que aumentem a acidez na região bucal ou machucados que evoluem para aftas, Seja porque houve uma ruptura traumática (por exemplo, uma batida com a escova de dentes) ou um afinamento da mucosa (fazendo-a se romper), o tecido conjuntivo fica exposto. Ou seja, qualquer contato na região vai provocar dor, ardência, irritação ou até mesmo infecção secundária por microrganismos. Ainda não é possível afirmar qual a real causa da afta ou porque ela surge com mais freqüência em algumas pessoas. Em geral, indica-se que há causas multifatoriais que favoreçam o surgimento da lesão na boca, como alteração autoimunes, machucados, predisposição, alterações gástricas ou condições emocionais.

Como tratar?

Não existe remédio milagroso para afta. Nenhuma substância cura a úlcera de um dia para o outro. Como a afta costuma durar até duas semanas, os tratamentos atuais visam acelerar o processo de cicatrização da lesão. E após uma avaliação o dentista prescreverá uma receita com pomadas com efeito anti-inflamatório e analgésico.

Qual a vantagem do tratamento com Laserterapia quando comparado ao tratamento convencional?

O uso do laser promove analgesia nas fases mais agudas das lesões de afta e herpes, tem ação anti-inflamatória; acelera a reparação tecidual em pacientes com alterações sistêmicas, além de acelerar a cicatrização. Mais ainda, a freqüência e a intensidade das manifestações diminuem quando o paciente é submetido ao tratamento das lesões com laser. Tal fato já é clinicamente comprovado e nenhum medicamento é capaz de promover esse efeito.


107 visualizações