top of page
Ortodontia
AS 03.jpg

        Os aparelhos ortodônticos são essenciais para alinhar o sorriso e corrigir as falhas na arcada dentária, proporcionando uma melhora significativa na autoestima e permitindo um novo motivo para sorrir.

Cada paciente requer um tratamento personalizado, assim como em outras áreas da odontologia. Os aparelhos ortodônticos são recomendados para aqueles que apresentam problemas no desenvolvimento dos ossos ou na posição dos dentes, entre outras questões.

        O aparelho fixo é o tipo mais comum e consiste em bandas, fios e braquetes. As bandas são colocadas ao redor de vários dentes ou de um único dente, servindo como âncoras para o aparelho. Os braquetes são presos na parte externa dos dentes, e os fios em forma de arco passam através deles, ligando-se às bandas. Ao apertar o arco, os dentes são gradualmente movidos para a posição correta. Os aparelhos fixos geralmente são ajustados mensalmente para alcançar os resultados desejados, que podem variar de alguns meses a alguns anos. Atualmente, esses aparelhos são menores, mais leves e apresentam menos metal visível do que no passado. Podem incluir cores vibrantes para crianças e estilos mais discretos, preferidos por muitos adultos.

    Os aparelhos móveis são encaixados na boca e podem ser removidos a qualquer momento, dependendo da colaboração do paciente. Podem ser ortodônticos, responsáveis por pequenos movimentos dentários, ou ortopédicos, utilizados para corrigir alterações esqueléticas (ósseas). Além disso, os aparelhos invisíveis, como o Invisalign, são uma opção cada vez mais popular, proporcionando alinhamento dental discreto e confortável.

bottom of page