Periodontia

Doença Periodontal (DP) é uma infecção crônica produzida por bactérias gram-negativas, em níveis elevados, causada por acúmulo de componentes microbianos da placa bacteriana. A periodontite, é uma doença periodontal infecciosa e bacteriana. Trata-se de uma patologia oral que atinge metade dos adultos, ou seja, neste exato momento, cerca de 50% dos adultos apresenta algum problema periodontal, seja ele de leve, médio ou de alto grau.

 

Esta doença é a fase progressiva da gengivite, que por sua vez é a inflamação gengival. A diferença entre ambas é que a periodontite se estendeu para os tecidos de suporte dos dentes, como o osso e o ligamento periodontal. Ela evolui a partir do tártaro, que por sua vez se origina do armazenamento da placa bacteriana.

As consequências da periodontite vão além da estética dental. A periodontite é uma doença comum, porém grave, que pode levar a perda dos dentes devido a fragilidade óssea ocasionada na mandíbula. Existem vários tipos de periodontite dentre elas estão a crônica e a agressiva.

 

Periodontite agressiva

Periodontite agressiva é a mais rara dentre os tipos encontrados. Ela é de rápida progressão e é recorrente entre adolescentes e jovens adultos, causando bolsas periodontais e perda do suporte de maneira vertical. Esta derivação é presente de maneira hereditária e está associada com as bactérias virulentas (altamente agressivas).

 

Periodontite crônica

Este tipo de periodontia é a mais comum e recorrente nos adultos. Surge do não tratamento da gengivite, e pode evoluir de forma gradual. Sua principal característica é a perda do osso alveolar (que fixa o dente), principalmente no sentido horizontal