• dentistajafet

Fatores que deixam os dentes amarelados.


O surgimento de dentes amarelos ou amarelados ocorre porque existe uma atuação nefasta de determinados alimentos, bebidas, medicamentos e hábitos ao longo do tempo. O problema pode manifestar-se inicialmente através de uma única mancha amarela, ou algumas manchas amareladas ou, então, pode verificar-se um escurecimento dos dentes de uma forma mais generalizada. O problema tende a ocorrer mais facilmente na parte interior dos dentes (“por dentro”) devido a este local facilitar a retenção e ser mais difícil de higienizar. Temos cinco fatores que podem deixar os dentes amarelados com mais facilidade.

Alimentos: Cuidar da alimentação não é saudável apenas para uma boa nutrição ou um corpo adequado mas também para a saúde bucal. A maioria dos alimentos industrializados pode ser carregada com grandes doses de corantes, e esse componente pode deixar os dentes escuros. Os alimentos que podem ser mais prejudiciais são o café, refrigerante, chá mate, suco de laranja, vinho e açaí. A intensidade com a qual esses alimentos podem deixar o sorriso mais escuro varia com a quantidade ingerida.

Fumo: Esse é um dos fatores que mais deixam o dente amarelado, o tempo desse hábito e a quantidade de cigarros é o fator que determina o quão escuro os dentes ficam, além de prejudicar a aparência do dente, o tabaco também desgasta os dentes.

Medicamentos: Existem remédios que levam a alteração na coloração dos dentes. Clorexidina é um deles, que quando usada por mais tempo que o recomendado pode mudar a cor do sorriso. O flúor ingerido de maneira excessiva pode mudar a aparência do sorriso uma vez que leva o dente a criar estrias e pode acarretar não só o escurecer dos dentes.

Idade: Com o passar do tempo é mais comum que os dentes fiquem amarelados, a ingestão de alimentos com grande quantidade de corante ao longo da vida e o desgaste do esmalte faz com que isso ocorra para todos.


47 visualizações