• dentistajafet

Entenda mais sobre a Sensibilidade.


A sensibilidade nos dentes é uma dor que pode variar de intensidade de acordo com cada paciente mas que tem curta duração e é gerada quando os dentes entram em contato com alimentos quentes, doces ou ácidos. Ela se dá pelo contato com a dentina, parte constituinte do dente que está entre o esmalte e a polpa e possui grande quantidade de terminações nervosas e túbulos que são estimulados por mudança de temperatura ou alguns alimentos específicos. Quando perdemos o esmalte dos dentes, essa dentina fica mais exposta e sente mais esses alimentos e temperatura. A retração gengival, seja pela falta de limpeza ou excesso dela também contribui para essa sensibilidade.

O Bruxismo (apertar e ranger os dentes) causa desgaste e facilita o aparecimento desse incomodo. Existe alimentos que provocam ainda mais sensibilidade, refrigerantes, sucos cítricos ou vinhos; comidas e bebidas geladas, como os sorvetes; comidas e bebidas muito quentes, como as sopas, café e chás; e os doces em geral, pela alta quantidade de açúcar. Assim como qualquer outro problema bucal, o tratamento da sensibilidade começa quando há um diagnóstico adequado. Isso quer dizer que somente seu dentista pode confirmar essa quadro para então indicar a melhor forma de solucioná-lo. "Se o seu problema é uma dentina exposta ou uma parte da raiz exposta, o tratamento pode ser simples com o uso de enxaguantes bucais, controle da dieta e creme dental para sensibilidade.

Em casos mais complexos, o tratamento envolve restaurações ou pequenas cirurgias para proteger a dentina. Agende uma consulta e sane suas dúvidas a respeito da sensibilidade, marque uma consulta e saiba qual tratamento é mais indicado em seu caso.


15 visualizações