top of page
  • Foto do escritordentistajafet

Eu tenho DTM?


A sigla DTM significa Disfunção Temporomandibular, que é quando o paciente apresenta problemas na ligação da mandíbula com o crânio, evidenciados por sintomas como dores de cabeça, no ouvido, pressão e dor atrás dos olhos; dor ao bocejar, mastigar ou ao abrir muito a boca; dor nos músculos da face que se espalham pelo pescoço, ombro e costa; zumbidos e ruídos no ouvido; entre outros. ATM, ou articulação temporomandibular, é o nome dado a esta ligação da mandíbula ao crânio e é responsável pelo movimento de abertura e fechamento da boca em todas as direções e ajuda na deglutição, na mastigação e na fala.

Então se houver dores, desconfortos ou dificuldades para executar movimentos com a mandíbula, provavelmente o paciente tem DTM, são muitos os fatores que podem ocasionar o surgimento da disfunção na articulação temporomandibular e muitas vezes os sintomas estão presentes em outros tipos de distúrbios ou doenças. A melhor forma de ter conhecimento sobre o caso é informar e conversar com um cirurgião dentista para que ele analise o caso e verifique se o problema é ou não a DTM.

Quando a disfunção é comprovada, há um leque de opções para o tratamento adequado ao paciente e que podem ser cirúrgicos ou fisioterápicos, como forma de tratamento cirúrgico, há atualmente um novo recurso muito utilizado na área da ortopedia, a artroscopia, que promete substituir as cirurgias tradicionais, pois facilita o procedimento e diminui a proporção de marcas e cicatrizes por ser minimamente invasiva. Entre os tratamentos fisioterápicos, os mais comuns são: a utilização de bolsa de gelo, calor úmido, relaxante muscular, aspirina e outros analgésicos e anti-inflamatórios para tentar eliminar a dor e o espasmo, técnicas de relaxamento e exercícios mandibulares para controlar a tensão muscular, terapia ortodôntica para introduzir uma placa estabilizadora (splint) que impede os dentes inferiores de ranger com os superiores, entre outros.

112 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page