• dentistajafet

Odontogeriatria, cuidando da melhor idade.


Quantos anos você quer viver? Talvez você não tenha uma resposta exata para essa pergunta, mas provavelmente é algo na linha de “o máximo que puder”, não é mesmo? Todos queremos viver muito. Porém, para viver muito e bem, é preciso cuidar da saúde. E isso, claro, inclui cuidados com a saúde bucal também. Afinal, além de disposição física, os idosos também querem se sentir bonitos e ostentar um belo sorriso.

A odontogeriatria é um dos ramos da odontologia, que tem como foco prevenir os problemas comuns e cuidar da saúde bucal de pessoas que já passaram dos 60 anos. Os tão queridos membros da terceira idade. A saúde bucal pode interferir, em qualquer idade, na nossa saúde como um todo. Um problema bucal pode desencadear inclusive doenças sistêmicas. Nos idosos, as mais comuns são diabetes, problemas vasculares, endócrinos, osteoporose, artrose e artrite.

Por isso, é de grande importância manter uma visita constante a esses profissionais. Assim, nos primeiros sinais de problema, ele pode ser resolvido antes que atinja graus mais elevados. É recomendado que as visitas sejam feitas pelo menos a cada seis meses, salvo as exceções em pessoas que já passam por algum tipo de tratamento ou possuem uma recomendação médica mais específica. O importante é manter esse acompanhamento entre as atividades freqüentes com os cuidados com a saúde. Além disso, é essencial não deixar de seguir as orientações médicas.

#odontogeriatria #geriatriaodontologica

53 visualizações