• dentistajafet

O que é doença periodontal? Qual tratamento? O que causa?


É muito comum ir ao dentista e ouvir ele dizer ''você esta com uma doença periodontal'' não é mesmo? Ah e geralmente elas são indolores. Sentimos apenas quando alguma estrutura gengival e osso de suporte já esta comprometida.

Mas afinal o que é Periodontite?

Doença que afeta desde a gengiva até o osso que envolve e suporta o dente. A região afetada apresenta sangramento durante a escovação ou com o uso do fio dental, além do sangramento a doença periodontal apresenta outros sintomas como: Gengiva inchada, vermelha ou dolorida; Gengiva retraída, mau hálito persistente ou gosto ruim na boca; Dente amolecido; Próteses parciais que se desajustam; Secreção purulenta visível em torno dos dentes e gengiva; Dores agudas ao mastigar; Dentes excessivamente sensíveis a temperatura fria ou quente.

Qual o tratamento?

O tratamento da doença, no seu estágio inicial, consiste em raspagem supra e subgengival da raiz do dente, removendo o principal agente causador, que é a placa bacteriana e o tártaro, aderidos ao dente. Nos estágios mais avançados da doença, há a necessidade de cirurgias, laserterapia e, por vezes, o uso de antibióticos. Ah, uma dica para você... A escovação e uso do fio dental adequados ajudam a prevenir a doença periodontal.


262 visualizações