• dentistajafet

A utilização da contenção determina o sucesso do seu tratamento ortodôntico.


Quando o final do tratamento ortodôntico chega ao fim, na verdade, temos um novo começo. Após a retirada do aparelho fixo, composto pelos braquetes, bandas e afins, a musculatura orofacial, principalmente dos lábios, bochecha e língua ainda não está completamente adaptada com a nova mordida e alinhamento da arcada dentária.

Para auxiliar nessa nova adaptação as contenções são fundamentais e colocadas logo após a remoção dos aparelhos que compõem o tratamento ortodôntico até o momento. A falta de uso das contenções pode tornar todo o processo com o aparelho fixo ineficaz, fazendo com que os dentes voltem a posição que estavam, com uma mordida errada ou dentes tortos. Temos alguns tipos de contenção, como as removíveis, fixas e funcionais.

A contenção funcional é uma placa colocada sob os dentes para provocar desgastes dentais, são chamadas também de miorelaxantes de mordida. As fixas são utilizadas na parte de traz dos dentes inferiores, desse modo, ficam completamente invisíveis. Contenções removíveis são mais indicadas para os dentes superiores e temos muitos tipos disponíveis, sua maior vantagem é a remoção para limpeza e alimentação, facilitando a higiene bucal a ficar em dia e a hora de comer ser mais tranquila.


20 visualizações