• dentistajafet

Pré-natal Odontológico


Cuidar da saúde bucal faz parte do rito diário da higiene pessoal, e todos sabem, o que talvez poucos lembrem é da importância em zelar por isso durante a gravidez. Neste período, a atenção com a saúde bucal da futura mamãe deve ser redobrada – até porque, um descuido pode, inclusive, provocar um parto prematuro. A saúde geral do bebê começa a se estabelecer na barriga da mãe. A boca é a porta de entrada para muitas doenças e, por isso, necessita ser tratada junto com a saúde geral da mulher.

Na gravidez, o organismo da gestante passa por uma grande variação hormonal o que promove uma série de importantes alterações relacionadas à cavidade bucal. Entre elas, está a facilidade de desenvolvimento de gengivite, a hipossalivação e os enjoos matinal. Para auxiliar na prevenção, o ideal é procurar um Cirurgião-Dentista e fazer um check-up da boca antes mesmo de engravidar.

Essa é uma boa oportunidade para realizar a profilaxia dentária – tratamento que remove a placa bacteriana por meio de raspagem e polimento – o que é bastante recomendado nessa fase. No entanto, tratamentos extensos e cirurgias invasivas, como implantes, devem ser programados para depois do parto. Durante a gestação, deve ser mantido o acompanhamento, retornando ao consultório a cada início de trimestre (ou no período aconselhado pelo Cirurgião-Dentista)

#prenatalodontologico #gravidez #gravidanodentista #emergenciaodontologica

94 visualizações