• dentistajafet

Porque realizar um boa escovação?


A escovação dos dentes é uma medida de higiene acessível a todas as pessoas e é também uma das melhores maneiras de preservar os dentes saudáveis. Quando bem feita, remove as placas bacterianas formadas por detritos alimentares, saliva e bactérias e impede a formação de novas placas; se mal feita, permite o desenvolvimento dessas placas que não só destroem os dentes, como atacam a gengiva. Por essas razões, é importante conhecer as regras de uma boa escovação.

Uma escovação adequada deve durar, no mínimo, dois minutos, isto é, 120 segundos! A maioria dos adultos não chegam nem próximo a este tempo. Para ter uma ideia do tempo necessário para uma boa escovação, use um relógio na próxima vez que escovar os dentes. Escove-os com movimentos suaves e curtos, com especial atenção para a margem gengival, para os dentes posteriores, difíceis de alcançar e para as áreas situadas ao redor de restaurações e coroas. Concentre-se na limpeza de cada setor da boca, da seguinte maneira:

  • Encostar as cerdas da escova na região entre a gengiva e os dentes, fazendo movimentos circulares ou verticais, da gengiva para fora, e repetindo o movimento por cerca de 10 vezes, a cada 2 dentes. Este procedimento também deve ser feito na parte de dentro dos dentes, e, para limpar a parte de cima deles, deve-se fazer um movimento de vai-e-vem. Escove as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.

  • Escove as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.

  • Em seguida, escove as superfícies de mastigação.

  • Para ter hálito puro, escove também a língua, local onde muitas bactérias ficam alojadas.


2 visualizações